Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2007

RELATÓRIO GERAL DO GRUPO

ATIVIDADE PROA 17/15
Durante esta semana tivemos um tarefa em grupos, que se estenderá também na semana 5. Somos integrantes do grupo 2 e nosso assunto é Flogs e Ferramentas para Blogs. Realizamos diferentes pesquisas sobre o tema e postamos no blog colaborativo do grupo. Testamos várias Ferramentas, inserindo-as em nosso blog. Criamos Flogs em diferentes servidores, afim de testar suas possibilidades. As colegas Eliane e Sônia estão participando ativamente, interagindo com postagens, comentários, pesquisando, enriquecendo nosso blog colaborativo. A Maristela está fazendo o possível, a Andréia só conseguiu chegar hoje ao grupo, pois tivemos problemas de e-mail e a Anália ainda não respondeu ao convite. Está havendo reciprocidade e colaboração, na medida do possível.Flogs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez, num formato de “diário”. Se seus amigos tiverem o próprio Flog, você pode ver as mais recentes fotografias de todos eles e pode navegar rapidamente de um lado para outro. E, você pode comentar a foto em um livro de visitas e seu amigo responder seu recado.Tipos de Flogs:A maioria dos flogs é individual, seja de fotógrafos que tiram fotos de seu trabalho ou de pessoas que gostam de mostrar fotos de si mesmas.Já os flogs coletivos, por definição, estão abertos a todos.Quanto as ferramentas para blogs, temos várias sugestões para passar, inclusive muitas delas já estou usando em meus blogs, inclusive no blog do grupo. São contadores de visitas, murais de recados, relógios, menu suspenso, como inserir som, signo, letreiros digitais ou texto animado (aqueles que se movimentam), barra de status, mouse personalizado, sala de chat, templates,...
Para colocá-los, existem sites que podemos visitar que nos fornecem estes recursos, dos quais copiamos o código e colamos em nosso blog, no layout, ou para quem domina, pode ser diretamente na editor HTML do blog. Todas estas dicas estarão disponíveis em um tutorial, que pretendemos montar no trabalho do grupo 2. Existem inúmeros recursos e ferramentas disponíveis, nós vamos mostrar algumas.
Como podemos usar o Flog como recurso pedagógico?Criar um flog para cada turma sua e colocar fotos deles, para que relatem a importância daquele momento. Colocar imagens relacionadas a um determinado conteúdo: obras de grandes pintores, imagens do corpo humano, fatos históricos, para os alunos comentarem. Expandem-se as oportunidades de interação e troca de idéias a partir do momento em que os alunos que fazem parte de outros grupos acessam esses blogs/fotoblogs. (Neuza)

Uma outra sugestão de atividade envolvendo flogs ou blogs é a divulgação de eventos que ocorrem na escola: Durante os eventos alunos com suas máquinas fotográficas digitais ou celulares tiram fotos de apresentações de alunos, trabalhos em exposição, oficinas, etc. No laboratório de informática colocam estas fotos num flog criado pelos próprios alunos e abre-se um espaço virtual para divulgação e avaliação dos eventos através dos comentários. Com isso os alunos tem a oportunidade de opinar e participar ativamente dos eventos ocorridos na escola, apresentando sugestões de melhorias. (Eliane)

Um outro tipo de uso que podemos fazer de um flog é para mostrar os lugares, quando estamos viajando e queremos dividir com nossos familiares e amigos um pouco das emoções daquilo que estamos vivendo através dos locais visitados. Não é a mesma coisa dizer, relatar com palavras o lugar que você visitou. E mostrar depois, na volta da viagem, parece que perde um pouco das sensações vividas naquele momento. Também quando temos filhos que estão em viagem de estudos(intercâmbio) ou mesmo em viagem de férias o uso de um flog para conhecer os lugares por onde eles andam, acompanhar, compartilhar as suas experiências e andanças, é uma alternativa que estas tecnologias nos proporcionam. Com relação ao espaço escolar, como as colegas do grupo já afirmaram, as possibilidades pedagógicas de uso de um flog são inúmeras. Quanto a minha caminhada neste e com este grupo, quero confessar que no início quando olhei a ferramenta que iríamos estudar, fiquei um pouco decepcionada. Naquele momento a minha visão sobre flogs não era muito positiva. Eu pensava que as interações num flog eram muito limitadas pelo fato de não possibilitar postagens textuais longas. Porém, com o aprofundamento e as visitas por diferentes flogs, percebi, que as vezes uma imagem fala muito mais do que um texto bem elaborado. Além do mais, sempre temos a alternativa de utilizar simultaneamente um flog e um blog para aquilo que pretendemos. Esta atividade proporcionou-me a mudança de visão sobre o uso de flogs. Conheci diversos e diferentes flogs, estudei suas ferramentas e funcionalidades e descobri-o como mais uma ferramenta interativa de construção de aprendizagens. Quanto ao grupo acredito que crescemos juntas nessa caminhada, cada uma dentro do seu ritmo, das suas condições, contribuiu de uma forma ou de outra para construir o trabalho. ( Sônia)

Nenhum comentário: