Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2007

ATIVIDADE PROA 17/19

Finalizando a tarefa em grupos, devemos refletir sobre os diversos comentários e contribuições deixado em nosso blog sobre o trabalho realizado pelo grupo. Visitar os blogs das colegas e ler o que escreveram sobre a versão inicial do trabalho do nosso grupo.
Lendo os diferentes comentários e postagens acerca do assunto Flogs e Ferramentas para Blogs deixados no blog do grupo e em blogs particulares das colegas, pude perceber dois aspectos negativos citados ou criticados por algumas colegas: textos ou postagens muito extensas para blogs e muitos “enfeites” colocados no nosso blog.
Quanto a isso, gostaria de argumentar que o uso de vários recursos utilizados em nosso blog, foi em função do assunto Ferramentas para Blogs, onde além de explicar como funcionam, achamos conveniente colocar estes recursos para serem visualizados pelos colegas. E, quanto aos textos e postagens muito extensos, penso, que as vezes se faz necessário, para podermos expor nossas idéias. Talvez, como postou uma colega, nosso trabalho ficou “exaustivamente” muito bem explicado. Levando em conta a construção do conhecimento, talvez, deveríamos ter colocado menos dicas e deixado links para as colegas acessar e pesquisar o funcionamento dos flogs e ferramentas para blogs.
Mas, como depois da tempestade vem a bonança, a maioria das colegas mostraram interesse pelo nosso trabalho, achando estar muito bem fundamentado e pesquisado, oferecendo um ótimo tutorial para pesquisa.
Já comuniquei as colegas para uma possível mudança na versão final do nosso trabalho para tentar aperfeiçoa-lo. Espero não ter sido muito suscinta nesta postagem, pois prefiro errar por excesso de escrita do que por falta de escrita.

4 comentários:

Iris disse...

Olá, Neuza e colegas

Conforme já escrevi, para umas das colegas que avaliou o trabalho de vocês, neste grupo havia mesmo a necessidade de explorar vários recursos que poderiam ser agregados aos nossos blogs. O que talvez tenha faltado é uma análise destes recursos tendo como foco o trabalho pedagógico. Que recursos, de fato, acrescentam algo e que recursos apenas enfeitam? Em que situações é interessante usar os recursos X e/ou Y?
Uma análise crítica destes recursos é muito importante. Há um artigo, escrito por Alex Primo, ainda antes do advento da web 2.0, que talvez possa interessar.
Outro post interessante, que trata disso está no blog Usabilidoido.
Quem sabe uma pequena análise, pensando nas possibilidades pedagógicas dos recursos usados, valesse a pena.
O que acham?
Abra@os, Iris

Neuza disse...

Oi Prof. Iris. Agora sim...fiquei mais arrasada do que já estava. Li os artiogs que você sugeriu e me envergonhei. Será que fizemos ou fiz tudo errado? Minha intenção era mostrar o que sei fazer, o que domino e posso trabalhar com meus alunos. Quanto as possibilidades pedagógicas, vejo que o assunto flogs está bem analisado como pode ser usado como recurso educacional, tem muita sugestões; já as ferramentas para blogs, penso que em cada situação a pessoa que cria seu blog deve saber se convém usar ou não.
Neuza

Iris disse...

Neuza, querida

A intenção não foi arrasar, mas contribuir. Evidentemente, cada um é livre para criar e escolher o que pensa que convém acrescentar em seu blog, mas aqui estamos tratando de objetivos pedagógicos.
Vamos analisar algumas coisas, começando com o quesito som?
Em que situações pedagógicas convém usar este recurso?
Uma professora de inglês, por exemplo,pode achar importante motivar os alunos a explorarem letras das músicas naquela língua.
Pode fazer um post com a inclusão de determinada música (sem que ela inicie automaticamente, para não matar o povo do coração!) para que os alunos ouçam e comentem a letra. Pode ainda colocar no blog um link para uma rádio americana, para que os alunos comecem a conviver com o som daquela língua.
Quando usamos um som que não inicia automaticamente, deixamos os leitores livres, para ouvi-la ou não, e nós também ficamos livres para colocar quantas músicas acharmos necessárias, em nosso espaço. Este é um recurso importante para aulas de música, onde estão em discussão diferentes ritmos, harmonias e/ou sons de determinados instrumentos, dentre outros aspectos.
A animação em torno do mouse e o Merlin tem que propósito pedagógico? Facilita a navegação de alguma forma? Depois de vários acessos ao espaço, como costuma acontecer quando usamos o blog com alunos, que efeitos estes adendos terão sobre os internautas?
E o convite para voltarmos sempre, que aparece na barra de status do navegador favorece ou complica? Já pensaste se no eproinfo, ao invés de vermos que a página está lentamente sendo carregada, não pudessemos ter nem mesmo esta informação porque ela foi substituída por uma frase? Enlouqueceríamos, não é mesmo?
Neuza, pensa nestes aspectos e faz todas as experiências possíveis e imagináveis lá no teu blog de testes. Para isso ele foi criado, não é mesmo?
Vejo que tens grande capacidade em buscar recursos, sabes como agregá-los no teu blog e isso é ótimo. No entanto, neste espaço, precisamos focar os aspectos pedagógicos e este foco também precisa considerar a navegabilidade.
Assim como escrever, para transmitir uma idéia, implica em nos colocarmos na ótica do outro, do nosso possível leitor e pensar em como o que escrevemos pode ser interpretado por ele(s); elaborar um espaço virtual também exige de nós um esforço no sentido de descentrarmos de nossa perspectiva, tentando "ver" como os outros poderão ver e compreender os recursos no nosso espaço virtual.
Neuza, pensa nisso e não fica chateada. Sabemos que és uma aluna muito comprometida e séria.
Abra@os, Iris

Neuza disse...

Oi Prof. Iris! Obrigada pelas dicas e questionamentos. É para isso que estamos sempre interagindo, para aprender mais e adquirir novos conhecimentos. Eu não tinha pensado nisso. Valeu!!!
Um abraço
Neuza